Não consegue visualizar Clique Aqui
Ano V Edição nº 35 - Janeiro/Fevereiro de 2015
biapo01

Continua a produção das esquadrias para as portas internas do Solar do Visconde do Rio Seco, no Rio de Janeiro, que abrigará o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), uma vez que não foi possível o aproveitamento de nenhuma das esquadrias existentes no prédio, pois encontravam-se bastante modificadas. O processo de fabricação passa pelo desengrosso e desempeno dos pranchões de cedro, execução dos montantes e almofadas, montagem das folhas das esquadrias e colocação dos frisos de moldura.

biapo02

Réplicas no torno do balaústre de arranque, exemplar remanescente da balaustrada original da escada de madeira principal encontrado no Solar, tiveram que ser produzidas. A estrutura metálica para apoio da laje de piso das oficinas, no centro do terceiro pavimento do imóvel n° 69, e também no futuro foyer (ligação entre o Solar e os sobrados adjacentes) também foram refeitas. Em seguida, foram realizados serviços de escoramento, montagem das vigotas treliçadas da pré-laje e amarração transversal com vergalhão 6.3mm como preparação para concretagem.

biapo03
biapo04
biapo05

A escavação, a colocação de armadura e a concretagem dos blocos para amarração do topo das duas estacas-raiz de cada viga de equilíbrio foram finalizadas, conforme o projeto de reforço da fundação no subsolo do imóvel de n° 71.

biapo06

Em janeiro, foram entregues mais equipamentos do sistema de ar condicionado e materiais elétricos (cabos, disjuntores e o quadro geral de distribuição). Continua também a instalação das eletrocalhas para passagem de cabeamento da rede elétrica nas luminárias dos salões do segundo e terceiro pavimentos.

A argamassa começou a ser retirada, para a instalação do rodapé embutido eletrificado, e a marcação dos pontos de tomada foi concluída. Nos sanitários do terceiro pavimento, continuam sendo realizados os revestimentos das alvenarias em tijolo furado e a colocação dos caixonetes de porta.

O assoalho em ipê champanhe está sendo instalado nos salões do segundo pavimento do Solar, assim como o restaurado do piso no terceiro pavimento. Na medida em que o serviço é finalizado, o piso é protegido com uma camada de papelão corrugado e outra de lona plástica preta. Nos salões restaurados, teve início a calafetagem e foi passado a primeira lixa grossa para regularização do piso.

biapo07
biapo08

A recomposição de argamassa nos panos lisos, frisos e cercaduras de janela das fachadas do prisma interno foi feita, seguida da aplicação de fundo preparador e massa mineral para tinta de silicato de potássio e instalação dos contramarcos das janelas.

linha_biapo
Restauração do Mercado Municipal de Goiás
biapo09
biapo10

Está sendo finalizada a primeira etapa do projeto de restauração arquitetônica e estrutural dos blocos que compõem o edifício do Mercado Municipal da Cidade de Goiás.

A nova edificação do bloco E, onde será feita a realocação temporária dos permissionários do Bloco A, está chegando ao fim. Posteriormente, será realizada a restauração do Bloco A, a parte mais antiga do prédio, cuja fachada é mais ornamentada.

O local é um marco no desenvolvimento do cenário mercantil da região e funciona como ponto de encontro da população, atraindo turistas em busca dos produtos da culinária típica local. Com diversas lojas e empreendimentos, o Mercado oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar a tradição da região e valorizar esse espaço urbano de grande impacto cultural.

linha_biapo02
Chacrinha, o Musical

Alunos da primeira turma e professores do Programa de Letramento da Construtora Biapó assistiram ao espetáculo Chacrinha, o Musical, em homenagem ao conhecido "Velho Guerreiro" da televisão brasileira, no Teatro João Caetano.

No palco, a trajetória de Abelardo Barbosa é contada desde sua infância, em Surubim, Pernambuco, até o auge de sua carreira, no programa de auditório "Cassino do Chacrinha", da TV Globo. Chacretes, trocadilhos infames, buzinadas e o famoso Troféu Abacaxi são os destaques da apresentação. A trilha sonora, outro ponto alto do espetáculo, com 60 canções da época, como "O meu sangue ferve por você" (Sidney Magal), "O amor e o poder" (eternizada por Rosana), "Tente outra vez" (Raul Seixas), "Televisão" (Titãs) e "Fogo e Paixão" (Wando), traduziu momentos marcantes dos anos 1970 e 1980 aos espectadores.

Dirigido por Andrucha Waddington, com texto de Pedro Bial e Rodrigo Nogueira, o musical tem a participação dos atores Stepan Nercessian e Leo Bahia interpretando o apresentador em fases distintas da vida. O elenco também possui 22 atores-cantores-bailarinos, que interpretam familiares de Chacrinha e personalidades como Boni e Elke Maravilha.

biapo11

Para a equipe pedagógica da Biapó, o evento ofereceu "possibilidades e pretextos a serem trabalhados com a turma de letramento." No dia seguinte, no canteiro de obras, os colaboradores comentavam as várias fases de Abelardo Barbosa (infância, adolescência e juventude) e os principais episódios de sua vida pública e privada retratados no musical.

A participação dos colaboradores em eventos artísticos e culturais é uma das principais ações da política de inclusão cultural e cidadania da Construtora.

linha_biapo03
Biapó em Sua Casa

O mutirão do Programa Biapó em sua Casa, do mês de janeiro, aconteceu na residência de Lucas Andrade Santos (sorteado n° 35), no dia 18. Lucas, que também é aluno do programa de letramento e trabalha há seis anos na Construtora, ajudou a concretar a laje durante a atividade.

biapo13
biapo12
Expediente

Biapó Notícias é um orgão de informação da Construtora Biapó Ltda.
Coordenação editorial: Adriano Carvalho | Jornalista Responsável: Armando Araújo GO0554 JP |
Textos: Armando Araújo, Adriano Carvalho e Cláudia Nunes |
Colaboração: Bartira Bahia, Camila Furloni e Sérgio Costa | Fotografias: Arquivo Biapó | Revisão: Julieta Garcia.
Diagramação: Ricardo Nemoto.
Rua Dr. Olinto Manso Pereira, nº 206, Setor Sul - CEP 74.083-105 - Goiânia - Goiás.
Contato | (62) 3241-0575 - contato@biapo.com.br