Não consegue visualizar Clique Aqui
Ano IV Edição nº 24 - Junho de 2012
A s obras do Mercado Adolpho Lisboa, um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais de Manaus e um dos mais importantes exemplares da arquitetura de ferro no Brasil, encontram-se em estágio adiantado com dois pavilhões praticamente prontos.

O Mercado passa agora por um processo de jateamento das estruturas, aplicação da pintura epóxi e fundo selador. Sua estrutura foi jateada (processo que remove a tinta e a ferrugem através de jatos de pequenas esferas metálicas sob alta pressão) e, posteriormente, forrada e coberta Os serviços de águas pluviais estão bem avançados. Pisos, forros e telhas foram assentados, e a instalação das luminárias está em andamento.

Nas áreas externas, iniciaram-se os serviços de infraestrutura com a escavação da vala e a remoção do piso antigo. Nas duas praças de alimentação, oeste e leste, começaram os trabalhos de escavação de valas e de infraestrutura.
Paço

No Paço Municipal, um dos prédios mais emblemáticos da cidade de Manaus, vários serviços estão finalizados: instalações elétricas, em especial a dos lustres; piso em taboado de madeira de lei, faltando somente a camada de proteção em sinteco; restauração das pinturas artísticas parietais, dos ornamentos em papel marchê dos forros, das esquadrias de madeira e do brasão da fachada. Para terminar restam ainda o plantio da grama, a instalação de vidros e a última demão de pintura.

A antiga estrutura metálica, aparafusada, datada de 1918, está sendo totalmente restaurada. Foram removidas as partes muito afetadas, substituídas por peças novas ou por reforços estruturais.

A nova cobertura está sendo feita nos modelos da antiga, com a diferença de ser soldada. O cobrimento será feito com telha francesa. A restauração do lanternim, inclusive dos vidros, está em fase final de execução.

Localizado no bairro da Gamboa, região portuária do Rio de Janeiro, o galpão na Avenida Rodrigues Alves, em frente aos armazéns do Porto, pertenceu à principal empresa de navegação de cabotagem no Brasil do século XX: a Companhia Nacional de Navegação Costeira.
Hoje, o edifício de dois pavimentos em estilo eclético pertence à Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, instituição criada para a gestão administrativa e técnica do Theatro Municipal, presidida atualmente por Carla Camurati. Tombado pelo município do Rio de Janeiro, por sua Subsecretaria de Patrimônio, o edifício abrigará, após concluídas as obras, a nova central técnica de produções da Fundação.

A obra está localizada na área do Projeto Porto Maravilha, uma parceria público-privada entre a prefeitura do Rio de Janeiro e um consórcio de grandes construtoras, que prevê a reurbanização e a revitalização da área do Porto, com obras na área de infraestrutura, saneamento, proteção e salvamento do patrimônio histórico.
Cenáculo mais perto
da conclusão de sua restauração
A s obras do conjunto arquitetônico de Nossa Senhora do Cenáculo estão adiantadas. Dentre as principais atividades executadas, podemos destacar: os serviços de restauração dos panos lisos das fachadas, que consistem na remoção do revestimento danificado, na erradicação de vegetação intrusa, na limpeza, na consolidação de reboco antigo, no nivelamento dos rebocos com argamassa de cal e areia e emassamento. A pintura dessas fachadas também foi iniciada.

Assim como a pintura, estão em andamento a instalação de calhas de alumínio na capela e no prédio principal; a restauração das esquadrias de madeira das fachadas; o desempeno de folhas; a recuperação de partes deterioradas com enxerto de madeira de cedro; o emassamento e a pintura; a decapagem e a recuperação das ferragens (dobradiças, ferrolhos, aldrabas etc.); a restauração dos rocailles nas varandas da capela e o início da pintura.

Outros serviços finalizados foram os de restauração dos frisos em parte das fachadas, restauração da estrutura em madeira do telhado e cobertura de telhas cerâmicas francesas.

O conjunto arquitetônico de Nossa Senhora do Cenáculo, que tem estilo Neoclássico e foi tombado em nível municipal, abriga o convento das irmãs de Nossa Senhora do Cenáculo no Rio de Janeiro.
A restauração dos telhados de madeira havia sido feita no início do ano, em janeiro, para recuperar toda a estrutura e adequar as tesouras às novas calhas projetadas em estrutura de concreto. Nas novas medidas, as calhas estão preparadas para receber um volume de chuva bem maior do que o recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No teatro, uma vez removidas as partes do reboco danificadas, foram feitas a laje nervurada, a estrutura do piso da plateia, uma treliça de concreto armado; e feito o tratamento (limpeza e decapagem) da cabine do antigo elevador, que é um dos primeiros elevadores instalados no Brasil.

Ainda estão em andamento o encobrimento do telhado com telhas francesas e o restauro da escada metálica.
Programa Biapó em sua casa
N a edição passada anunciamos a publicação da segunda parte da reportagem referente ao Programa Biapó em sua Casa, que sorteia todos os meses um prêmio no valor de R$1.500.00 em materiais de construção. Como vários funcionários foram sorteados recentemente e ainda não iniciaram suas obras, aguardaremos o desenrolar dos fatos para contar novas estórias em outro informativo. Aguardem!

Expediente

Biapó Notícias é um orgão de informação da Construtora Biapó Ltda. Coordenação editorial: Adriano Carvalho. Jornalista Responsável: Armando Araújo GO0554 JP. Textos: Armando Araújo, Adriano Carvalho, Leonardo Rodrigues e Cláudia Nunes. Colaboração: Bartira Bahia e Camila Furloni. Fotografias: Felipe Cohen e Wandilson Guimarães. Revisão: Julieta Garcia. Diagramação: Sofia Franco.

Rua Dr. Olinto Manso Pereira nº 206 Setor Sul - CEP 74.086-105 - Goiânia - Goiás.
Contato | (62) 3241-0575 - contato@biapo.com.br
Quero cancelar minha inscrição! Clique Aqui