|
 |
A Biapó participou da Oficina "A Contribuição da Cadeia Produtiva da Construção para o Desenvolvimento Sustentável” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no dia 5 de junho, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), realizada dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada de 4 a 6 de junho no Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação do presidente da CBIC, Paulo Simão; do presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann, e da secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mariana Meirelles Nemrod.
Na ocasião, o professor da Fundação Dom Cabral e coordenador técnico do Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade na Construção (CDSC), Rafael Tello, apresentou o Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção, no qual a experiência da Biapó é reconhecida como uma referência no setor, por alinhar suas ações de Responsabilidade Social com as estratégias de negócios.
Foram feitas duas mesas-redondas. A primeira, sobre Boas Práticas na Gestão Empresarial e Relacionamentos com Stakeholders, abordou o tema “Incorporação das Recomendações da Norma ISO 26000 ao Sistema de Gestão”, “Desenvolvimento da Cadeia de Fornecimento para Sustentabilidade” e “Alinhamento das Ações de Responsabilidade Social com a Estratégia do Negócio”, fruto da experiência apresentada pelo arquiteto da Biapó, Adriano Carvalho; a segunda, de Boas Práticas de Melhorias no Processo Construtivo, apresentou como foco a "Adoção |
|
 |
do Building Information Modeling”; “Melhoria do Desempenho Ambiental dos Canteiros”; “Implantação da Produção Mais Limpa em Obras”; “Eficiência Energética em Edificações - Etiqueta Procel Edifica”, e “Obtenção do Selo Casa Azul da Caixa”.
Resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, o Guia CBIC reúne 29 experiências bem-sucedidas nas áreas de gestão empresarial, relacionamento com stakeholders, melhorias no processo construtivo, saúde e segurança do trabalhador, mão de obra na construção e desenvolvimento imobiliário urbano.
O objetivo do material é servir de referência como incorporação de práticas de sustentabilidade corporativa por parte das construtoras do país, uma vez que todas as experiências relatadas foram testadas. Assim, os exemplos podem ser seguidos e adaptados à realidade específica de cada empresa com segurança.
|
|
|