ALÉM DOS NÚMEROS

A CONSTRUTORA BIAPÓ adota, desde sua fundação, uma postura socialmente responsável na condução dos seus negócios, considerando os interesses de todos os grupos afetados por sua atuação: empregados, fornecedores, clientes, comunidade, sociedade e meio ambiente. A empresa incorporou os princípios e práticas da responsabilidade social por meio do desenvolvimento e implementação de programas de ações sociais à sua forma de atuação cotidiana, focadas no fortalecimento da educação, cultura, cidadania e qualidade de vida.

A sistematização destas ações gerou o programa BIAPÓ ALÉM DOS NÚMEROS, constituído por quatro eixos de ações sociais: EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES, BIAPÓ EM SUA CASA, CANTEIRO ABERTO. Os resultados obtidos durante o decorrer dos quatro programas apresentados foram de grande orgulho e satisfação. O que começou como uma pequena experiência cresceu, ganhou força e se expandiu, e hoje se pode afirmar que a CONSTRUTORA BIAPÓ adota em seu modelo de gestão uma postura socialmente responsável.

A integração do cotidiano no canteiro de obras, com as aulas de ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO, para os colaboradores, culmina em um esforço para envolvê-los intelectualmente com as obras de restauração e assim promover uma participação mais arrojada na empresa e, por extensão, na sociedade.

Desde a criação do programa BIAPÓ EM SUA CASA, em 2010, muitos trabalhadores premiados puderam melhorar suas casas, fazendo ampliações e reparos de manutenção com a ajuda técnica dos profissionais da BIAPÓ. O programa possibilitou ajudar famílias com necessidades, alguns que sofreram com a ação da chuva, outros que iniciaram uma reforma, mas ficaram sem recursos, e aqueles que puderam enviar o material de construção para melhorar a estrutura da casa onde moram familiares em Estados distantes.

A experiência da implantação do programa CANTEIRO ABERTO foi de grande sucesso, uma vez que o número de visitantes em cada exposição esteve na casa dos milhares. O público presente variou nas mais diversas faixas etárias e foi composto por acadêmicos, alunos do ensino fundamental e superior, estrangeiros, locais e turistas.

Um resultado de grande significado para a CONSTRUTORA foi o aumento relevante na retenção de mão de obra. Hoje, 31% dos funcionários possuem mais de dois anos de carteira assinada pela empresa, um índice quase três vezes superior à média nacional. Os programas apresentados ajudam a reforçar a identidade e os três valores estabelecidos pela BIAPÓ, que são a VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO, o TRABALHO EM EQUIPE e a VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA.

A CONSTRUTORA BIAPÓ pretende dar continuidade aos quatro programas apresentados, que compõem o PROGRAMA BIAPÓ ALÉM DOS NÚMEROS, e prevê a ampliação, em parceira com outras entidades. Várias parcerias foram realizadas nestes últimos anos, tanto no campo da qualificação profissional como em ações de fortalecimento da cidadania, como listadas a seguir:

1. IPHAN
. Projeto de capacitação em conservação e restauro
. Oficinas de técnicas de conservação de elementos integrados em jardins históricos

2. SECONCI / SENAI
. Oficina Mundo do Trabalho
. Oficina Mundo da Construção Civil
. Programa de Desenvolvimento Gerencial – mestres e encarregados
. Treinamento para qualificação profissional – de acordo com a escolaridade de cada
funcionário a empresa o encaminhará ao curso de acordo com as aptidões apresentadas.
No momento, o SECONCI dispõe de 14 cursos.

3. Universidades
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
. Apresentação do programa de Educação para o Patrimônio em Congressos e Seminários
junto ao Centro de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Museologia Profª Drª Alejandra
Saladino e no 3º Fórum Agentes do Patrimônio – Fórum de Mestres e Conselheiros.

PRÊMIOS

PRÊMIO GUIA 4 RODAS – 2006
Categoria: Melhor projeto de Restauro
Instituição concedente: Guia 4 Rodas – Editora Abril
Obra: Restauro da Igreja de São Francisco de Assis – Pampulha – Belo Horizonte-MG

PRÊMIO RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE – 2007
Categoria: Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Instituição concedente: Ministério da Cultura
Obra: Restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário – Pirenópolis-GO

PRÊMIO SESI DE QUALIDADE NO TRABALHO – 2010
Categoria: Inovação – 2º lugar – Empresa de Médio Porte
Instituição concedente: Serviço Social da Industria – SESI
Programa Canteiro Aberto

PRÊMIO SESI DE QUALIDADE NO TRABALHO – 2012
Categoria: Gestão de Pessoas – Média Empresa
Instituição concedente: Serviço Social da Industria – SESI
Programa Biapó Em Sua Casa

PRÊMIO SESI DE QUALIDADE NO TRABALHO – 2012
Categoria: Educação e Desenvolvimento – Menção Honrosa
Instituição concedente: Serviço Social da Industria – SESI
Programa Educação Para o Patrimônio

Leave a reply