Biapó participa da comemoração dos 60 anos de história do Iphan na cidade de Vassouras

O Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da cidade de Vassouras, povoado fundado em 1782, no estado do Rio de Janeiro, completa 60 anos de história com diversas atividades para celebrar a data de 24 a 26 de junho.

A Construtora Biapó participa de ações em prol da preservação do patrimônio histórico oferecendo à comunidade local a Oficina de Arquitetura de Terra para Crianças, no domingo, 24 de junho, na Praça Barão de Campo Belo.

Direcionada ao público infantil de 2 a 12 anos, a oficina faz parte do projeto de educação patrimonial da Biapó e será ministrada pelos técnicos da empresa, que ensinarão às crianças como fazer tijolos de adobe e paredes de pau-a-pique. O objetivo é apresentar as possibilidades de erguer uma casa com o uso da terra como material construtivo.

A arquitetura local da cidade de Vassouras, situada naspartes altas do território fluminense, é constituída por antigos casarões da aristocracia rural, que compõem o eixo do centro histórico. A cidade viveu um período intenso de crescimento econômico e social ocasionado pela cultura cafeeira que envolveu o vale e se espalhou nos dois sentidos do rio Paraíba do Sul.

A região guarda heranças da primeira metade do século XIX, como mobiliário, louças, quadros, objetos de uso domésticos, acervos bibliográficos e trajes de origem francesa, além de carruagens e árvores centenárias onde o café sustentou o vertiginoso progresso da época.

Responsável pelo tombamento, em 1958, do conjunto histórico, urbanístico e paisagístico, constituído a partir da riqueza originada dos fazendeiros de café, barões e viscondes – quando foram erguidos casarios, palacetes, hotéis e colégios que guardam a memória dessa fase próspera da chamada “Cidade dos Barões” –, o instituto celebra as riquezas do local e sua herança histórica.

 

Serviço:

Oficina de Arquitetura de Terra para Crianças

Realização: Construtora Biapó e Iphan – Escritório Técnico de Vassouras

Data:24 de junho de 2018 – domingo

Local: Praça Barão de Campo Belo – Centro de Vassouras

Horário:2 turnos (das10 às 12h e das 13h às 16h)