EXPOSIÇÃO

ornatos_exposicao

ORNATOS

Biapó 25 anos

Preservar a arte, a cultura e a história são fundamentais para a manutenção da identidade cultural de um povo. A conservação de bens culturais e históricos possibilita o contato das novas gerações com o que foi produzido por seus antepassados, promove o autoconhecimento e mantém viva a memória dos modos de fazer e pensar desta sociedade. Foi esse pensamento que levou a Construtora Biapó a se especializar em restauro patrimonial.

A empresa, fundada em 1989, em Goiânia, iniciou sua trajetória no restauro em 1994, quando foi convidada a restaurar o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, na Cidade de Goiás. A partir de então, a Biapó seguiu nesta área nos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Distrito Federal.

O processo de restauração envolve não só os trabalhadores diretamente envolvidos na obra, mas também a comunidade que vive em contato com o bem tombado. Por isso, a exposição “Ornatos” abre suas portas para que todos possam ter acesso aos bastidores, observar o edifício além da fachada, a escultura além de suas formas, e sentir como a arte e a cultura transformam o lugar, as pessoas e mantém viva a identidade de um povo.

A exposição reúne fotos exclusivas das obras e vídeos com depoimentos de operários e especialistas, reconhecendo um gratificante passeio pelo Brasil em que a história de importantes monumentos vem sendo preservada.

Coordenação:
Adriano Carvalho

Produção:
Fabiana Lima
Mônica Guimarães

Vídeo:
Studio 13

Fotografias:
Adriano Assunção
Felipe Cohen
Givago Nolli
Paulo Dourado