Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
Histórico do Monumento
O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que ocupa os edifícios de nº 67, 69 e 71 da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, é um conjunto arquitetônico do início do século XIX. Esses imóveis foram restaurados para que o conjunto arquitetônico se tornasse a casa do artesão brasileiro. A iniciativa foi do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e marca a transformação de toda estrutura em um moderno centro cultural.
O imóvel de nº 67 foi construído antes de 1808, como residência nobre de feição colonial. Por volta de 1813, foi adquirido pelo Visconde do Rio Seco, que veio com a corte para o Brasil como tesoureiro da Casa Real. Em 1860, o edifício abrigou o Clube Fluminense. Sua fachada de desenho neoclássico é resultado de uma reforma ocorrida em 1873. De 1934 a 1990, o prédio abrigou o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro. A edificação ergue-se segundo o sistema construtivo do século XIX, onde todas as alvenarias da construção têm função estrutural e se apoiam umas nas outras. Na platibanda do Solar Visconde do Rio Seco, há um grupo escultórico composto por quatro estátuas em terracota e sua cobertura é feita com telhas cerâmicas. O imóvel é o único bem tombado do conjunto por instâncias federais, estaduais e municipais.
O imóvel de nº 71, por sua vez, tem projeto original de 1919 e foi construído para abrigar o Real Centro da Colônia Portuguesa, tendo sido, posteriormente, propriedade da Irmandade de Nossa Senhora da Candelária até o ano de 2003, quando foi adquirido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Desde 2009, o local é palco de exposições temporárias e permanentes de arte popular e artesanato, servindo de vitrine para a diversidade da cultura nacional.
O Restauro
A obra de restauração, ampliação e adequação dos edifícios de números 67, 69 e 71, teve como objetivo interligar os três imóveis para abrigar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. A proposta do Sebrae – RJ foi transformar o espaço em referência e centro irradiador da cultura do artesanato brasileiro, preservando a herança histórica do local e, ao mesmo tempo, equipando as instalações concebidas como espaços multiculturais com equipamentos tecnológicos de última geração.
Ficha técnica
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Período de restauração: Fevereiro/2014 a março/2016
Proteções existentes: Monumento tombado através do Processo nº 1406-T-97, Inscrição nº 611, no Livro do Tombo das Belas Artes, em 26 de junho de 1998
Obras de restauração: Arquitetônica e artística
Registro fotográfico: Gabriel Côrtes