Fazenda Santa Eufrásia
Histórico do Monumento
Construída em 1830, a Santa Eufrásia pertenceu ao agricultor, político e Comendador Ezequiel de Araújo Padilha. A partir de 1895 passou por diversos proprietários até ser adquirida pelo Coronel Horácio José de Lemos, cujos descendentes são até hoje proprietários. Por sua importância paisagística, a Fazenda Santa Eufrásia foi tombada pelo IPHAN em 1970 e, atualmente, já se encontra integrada ao circuito de visitação das unidades cafeicultoras no Vale do Paraíba, um dos primeiros passos para a melhoria das condições de sustentabilidade desses monumentais acervos históricos e culturais.
O Restauro
As obras do conjunto arquitetônico e paisagístico da fazenda envolveram o restauro dos edifícios da casa-sede, da cavalariça e do armazém, seguindo procedimentos construtivos tradicionais de arquitetura em terra crua, como o uso de tijolos de adobe, e técnicas da região de estuque e pau a pique. Houve, ainda, a recuperação do açude, intervenções emergenciais na ponte e melhorias das estradas de acesso.
Durante a atuação da Biapó, vários programas educativos e sociais foram realizados no canteiro de obras, além de técnicas e soluções inovadoras e a entrega do monitoramento arqueológico das áreas previamente mapeadas.
Ficha técnica
Localização: Vassouras (RJ)
Período de restauração: Fevereiro/2018 a maio/2019
Data de construção: 1830
Obras de restauração: Arquitetônica
Registro fotográfico: Gabriel Côrtes