Salvamento do Galpão das Artes – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Histórico do Monumento
Localizado no bairro da Gamboa, região portuária do Rio de Janeiro, o galpão pertenceu à principal empresa de navegação de cabotagem no Brasil do século XX, a Companhia Nacional de Navegação Costeira.
Hoje, o edifício de dois pavimentos em estilo eclético pertence à Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Tombado pelo município do Rio de Janeiro, pela subsecretaria de patrimônio, o edifício abriga a nova central técnica de produções da Fundação.
O Restauro
A obra foi destinada ao salvamento emergencial com restauração da estrutura da cobertura. No telhado, de cinco módulos, foram assentadas telhas francesas. A nova cobertura foi feita nos modelos da antiga, datada em 1918, com a diferença de ser soldada. Foram instalados vidros laminados de 10 mm nos lanternins de quatro módulos, incluindo seu arremate de topo.
Os trechos corroídos da parte inferior das chapas laterais foram retirados e substituídos por novos trechos de chapa, com rufos maiores. Foram instaladas também venezianas laterais e chapas frontais de fechamento nos lanternins.
Ficha técnica
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Período de restauração: Dezembro/2011 a junho/2012
Uso atual: Central técnica de produções da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Proteções existentes: Monumento tombado pelo município