Igreja de Nossa Senhora da Abadia
Histórico do Monumento
A Igreja Nossa Senhora da Abadia, construída em 1790, é uma das últimas construções com essa finalidade, edificada na Cidade de Goiás, no século XVIII.
A igreja apresenta o arco-cruzeiro chanfrado e o acesso ao púlpito feito por escada retrátil, e, apesar da simplicidade de suas linhas construtivas, é um edifício que se destaca dos outros encontrados na cidade pela volumetria e pelo jogo de planos do conjunto. Há uma torre sineira com acesso independente, separada do corpo da igreja pelo consistório. A capela-mor comunica-se diretamente com a rua lateral.
Em 1978, a igreja foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O Restauro
A obra contemplou restauração artística e arquitetônica. Removeu-se a pintura das paredes e esquadrias, foi feita a revisão da cobertura com substituição do madeiramento deteriorado por peças de ipê, a troca de telhas e/ou aproveitamento, após lavagem e emboçamento. Ainda com relação à cobertura, foi realizada a revisão do guarda-pó e dos cachorros, a amarração das telhas e um fechamento para impedir a entrada de pombos.
O tabuado corrido do piso foi recuperado com a utilização de peças de ipê. Além da pintura geral das paredes e esquadrias, todas as peças de madeira foram imunizadas e enceradas. Foi feita, ainda, uma extensiva revisão das instalações de prevenção e combate a incêndio, do alarme antirroubo e instalações elétricas, com substituição de luminárias.
Ficha técnica
Localização: Cidade de Goiás (GO)
Período de restauração: Agosto/2002 a maio/2003
Data de construção: 1790
Área coberta: 214,55m²
Construtor: Padre Salvador dos Santos Batista
Proteções existentes: Federal e Estadual
Obras de restauração: Arquitetônica e artística