Salvamento da Capela de Santo Antônio
Histórico do Monumento
Localizada na Praça do Suspiro, a capela foi construída em 1884, em estilo neoclássico. A igreja foi inaugurada sem a sacristia e finalizada em 1889. Com a construção da torre do sino sobre o frontão em 1948, projeto do arquiteto Lúcio Costa, o templo passa a ter elementos que lhe conferem mais verticalidade, ajudando a compor a fachada de pilares semiembutidos, evidenciando o estilo neoclássico pensado inicialmente.
O Restauro
A edificação, protegida pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, foi destruída por uma enxurrada em 2011 e passou 18 meses fechada para reforma da estrutura e restauração do interior. A nave central foi reconstruída, a iluminação foi alterada, utilizando recursos mais atuais e seguros, as cores das paredes e dos adornos foram modificadas, refletindo melhor a luz, e a textura das portas e do madeiramento do altar foram substituídos, visto que os originais foram completamente destruídos pela tragédia.
A restauração demonstrou como a população se mobilizou para colaborar na reconstrução de seu patrimônio.
Como faltavam informações a respeito do aspecto original da capela, os profissionais envolvidos nas obras mantiveram a esperança de obter informações e fotos, de determinado período, junto aos fiéis.
Ficha técnica
Localização: Nova Friburgo (RJ)
Período de restauração: Maio/2011 a setembro/2011
Data de construção: 1919
Proteções existentes: Estadual
Obras de restauração: Salvamento emergencial e restauro arquitetônico