Les Palais Botafogo
Histórico do Monumento
Les Palais Botafogo é um empreendimento imobiliário que harmoniza num mesmo projeto a construção de nove novos edifícios residenciais e a recuperação de dois imóveis de interesse histórico e cultural, protegidos por legislação municipal: o Chalet Olinda e o Pavilhão Santa Clarice.
O Chalet Olinda foi construído no início do século XIX, quando o bairro de Botafogo ainda conservava seu aspecto de chácara. Em 1843 teve suas instalações adaptadas para atendimento hospitalar, onde se estabeleceu a Casa de Saúde Dr. Peixoto. Em 1865, o edifício foi comprado pelo Dr. Manoel Joaquim Fernandes Eiras. Acredita-se que tenha sido dessa época a construção do Pavilhão Santa Clarice, um prédio projetado especificamente para uso hospitalar.
Os imóveis que compõem o conjunto arquitetônico da antiga Casa de Saúde do Dr. Eiras são testemunhos de duas épocas distintas de formação do bairro de Botafogo. Com efeito, o Chalet Olinda segue um estilo romântico, enquanto o Pavilhão Santa Clarice é predominantemente neoclássico. Neste último, a presença de alguns elementos revela uma tendência ao ecletismo que se caracteriza pela fusão de diferentes estilos arquitetônicos, como as formas curvas encontradas no frontão e nos gradis, e o símbolo da medicina no frontão, anunciando na fachada a função desempenhada pela edificação.
O Restauro
No Chalet Olinda estão presentes as principais marcas do estilo romântico, caracterizadas pelo grande jardim e pela casa isolada no centro do terreno, com aspectos semelhantes às habitações rurais da Europa. Além disso, verifica-se uma intensa utilização da madeira, tanto nas estruturas e nos arremates dos telhados, como em pisos, forros, portas e janelas.
As duas edificações erguem-se segundo o sistema construtivo do século XIX, o pau a pique urbano ou tabique, em que todos os elementos da construção têm função estrutural e se apoiam uns aos outros, inclusive o telhado, que contribui para o travamento das paredes.
Os ornatos do Pavilhão Santa Clarice são sóbrios, lineares e geométricos. Já no Chalet Olinda, há forte presença de motivos florais, com plantas e folhas de acanto, e caras de leão nos ornamentos das sobrevergas de ventilação.
Nos dois edifícios, os elementos em metal são os gradis, as ferragens de portas e janelas, e algumas peças de amarração da estrutura do telhado, em sua maioria, de ferro fundido. Há, ainda, duas estátuas de bronze que coroam o pavilhão e também o chafariz.
Ficha técnica
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Período de restauração: Julho/2008 a junho/2010
Data de construção: Século XIX
Uso atual: Edifício de Lofts
Proteções existentes: Municipal
Obras de restauração: Arquitetônica e artística
Registro fotográfico: Felipe Cohen