



Paço da Liberdade
Histórico do Monumento
Localizado no bairro de São Vicente, em Manaus, a região mais antiga da capital amazonense, onde teve início o processo de urbanização da cidade, o local faz parte do centro de Manaus. Nessa região, também estão alguns dos edifícios mais antigos da capital do estado, como o prédio da Maçonaria e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.
O Palácio dos Presidentes ou Paço da Liberdade, nome oficial do edifício, abrigou entre 1917 e 1998 a administração municipal de Manaus. O escudo da cidade estampado em sua fachada frontal reforça a razão pela qual ficou conhecido como tal.
O imóvel de arquitetura neoclássica, sendo um dos primeiros nesse estilo em Manaus, apresenta uma fachada frontal simétrica, com frontão, platibanda e colunas também em estilo neoclássico. Abrigando atualmente o Centro de Memória da Cidade de Manaus, um museu que conta a história das várias fases do desenvolvimento da capital.
O Restauro
Os anexos construídos depois da consolidação original da edificação foram demolidos, os pisos em tabuado de madeira e mármore travertino passaram por uma restauração, os forros ornamentados foram reconstruídos e as fachadas, reparadas. Todo o sistema elétrico, de circuito interno e de combate a incêndio, foi adequado e substituído, além do sistema de climatização, que foi instalado por todo edifício.
Ficha técnica
Localização: Manaus (AM)
Período de restauração: Janeiro/2011 a março/2013
Uso atual: Centro de Memória da Cidade de Manaus
Proteções existentes: Tombamento, em 6 de fevereiro de 1980, pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (Cedpha), conforme resolução nº 001, homologada pelo Decreto nº 4.817
Obras de restauração: Arquitetônica e artística