Ponte do Carmo
Histórico do Monumento
Construída, entre 1899 e 1903, pelo intendente Sebastião Pompeu de Pina, a ponte sobre o rio das Almas liga o centro da cidade de Pirenópolis ao bairro do Carmo. Essa ponte, que durante muito tempo emprestou o seu nome à cidade, foi reconstruída várias vezes, sendo que antes da restauração de 2000 possuía alicerces de pedra.
O Projeto de Urbanismo e Paisagismo para as margens do rio das Almas próximas à ponte, desenvolvido entre maio de 1991 e maio de 1993, pela Fundação Pró-Memória, considerou a necessidade de manter os caminhos existentes, a paisagem e os planos naturais do terreno bem como a importância de recuperar as áreas degradadas.
A ponte é assentada sobre quatro vãos, com distâncias entre pilares de 8,80m, 11,0m, 8,80m e 8,80m. Nas extremidades existem pilares com as funções de contenção e encabeçamento. Possui estrutura em madeiras de lei, sobretudo ipê e aroeira.
O Restauro
Tendo em vista a importância da ponte para a cidade e o tráfico intenso que a atravessa, a referida restauração arquitetônica buscou tanto garantir as características históricas do monumento como dignificar a travessia de pedestres. Nesse sentido, foi introduzida uma passarela exclusiva para os transeuntes a pé e bloqueado o trânsito para os veículos de carga.
Ficha técnica
Localização: Pirenópolis – GO
Período de restauração: Junho/2000 a outubro/2000
Data de construção: 1899 a 1903
Construtor: Sebastião Pompeu de Pina
Proteções existentes: Tombado dentro do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Pirenópolis
Obras de restauração: Arquitetônica