Teatro Amazonas
Histórico do Monumento
O Teatro Amazonas de Manaus (AM) tornou-se um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e, consequentemente, o maior símbolo cultural da capital amozonense e uma das expressões arquitetônicas responsáveis pela fama da cidade, conhecida como a Paris dos Trópicos. De estilo renascentista, a edificação inaugurada em 1896, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1966, apresenta detalhes únicos na sua cúpula, composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas vindas da Alsácia, situada no nordeste da França. Sua imponência e beleza já foi destaque no cenário internacional.
O Restauro
A obra de restauro contemplou a modernização das instalações de combate a incêndio e pânico e proteção contra descargas atmosféricas, e também a manutenção do edifício, incluindo as pinturas das áreas da administração, térreo, espaço de circulação dos três pavimentos, camarins e áreas nobres como camarotes e hall de entrada do terceiro pavimento. Todas as cores foram mantidas de acordo com as especificações da Secretaria de Cultura do estado do Amazonas.
Também estão compreendidos nessa obra os serviços de recuperação do telhado, incluindo itens como a cúpula (vitrais, calha e rufo perimetral), além da proteção interna que capta as águas pluviais e as direciona para o telhado. Na parte de manutenção do sistema de instalações elétricas, houve substituição de disjuntores, kits de barramento, circuitos de aterramento, cabos rígidos, por novos flexíveis de mesma espessura, limpeza e reparos necessários de acordo com projeto aprovado.
Ficha técnica
Localização: Manaus (AM)
Período de restauração: Janeiro/2020 a dezembro/2021
Data de construção: 1896
Proteções existentes: Monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Obras de restauração: Arquitetônica